Skip to content

Um começo

13 de abril de 2009

 

Neste primeiro post, quero fazer uma rápida passagem sobre a idéia deste blog.

Sempre há diversos blogs sobre jornalismo, informação e análises de fatos, não esquecendo também os de fotojornalismo e fotografia.

A missão deste blog é aproximar, na realidade de Blumenau e região, o que está além da imagem, sua construção, a informação, como ela poderia ser talhada e cumprir melhor seu objetivo. Construir conhecimento a partir da realidade fotográfica. Equipamentos e utilização prática. Um blog voltado para fotojornalistas e interessados no mundo fotográfico.

Para começar com um exemplo prático, olhem esta foto:

DSC_4129

Bom, antes de continuar preciso falar um pouco dela. Foi uma foto registrada em uma saída fotojornalística de um grupo de senhoras que durante o ano produzem brinquedos e distribuem em datas especiais como a páscoa e dia das crianças.

O intuito é trazer alegria para meninos e meninas carentes em bairros periféricos de Blumenau. Apesar desta foto ser posada, o que se percebe pela forma como a senhora sorri, a criança possui um olhar curioso e estático, e o valor fotográfico desta imagem está no olhar desta menina que é completado pela cor.

A cor é o elemento que chama a atenção pelo fato de ser diferente, e também o que por sinal, chamou a atenção da senhora que pediu para que eu fizesse esta foto.

Ao montar o blog busquei uma imagem que tivesse um conteúdo. simples, mas conexo de subjetivações e inquietações. Oras, um olhar pode aproximar estas duas categorias.

Uma imagem bruta, pode ser sim, lapidada e se transformar em em meio de informação, seja publicitário ou jornalístico.

Fiz um recorte no que de mais valioso a fotografia possuia (evidente que é um olhar subjetivo, para outra pessoa poderia ser outro elemento da fotografia sendo o mais valioso):

aimagem

Bom, mas porque não os dois olhos? a escolha se deu por dois  motivos, primeiro porque o cabeçalho do blog não permite uma inserção maior do que 912×180 pixels, técnicamente não sobraria espaço para escrever "A imagem". Outro motivo é que buscava um elemento, um olhar, uma informação. Apenas um elemento seria suficiente e teria peso para compor a mensagem que iria denotar e ao mesmo tempo conotar a imagem.

Denotar é apontar algo que esta na imagem (ex.: "os olhos da menina são azuis") e conotar e inflar, acrescentar um sentido a imagem fotográfica (ex.: a menina dos olhos azuis fulminou o rapaz com um olhar de quem terminaria o namoro naquele instante.).

Veja na próxima imagem:

cabecalho5555555555 

Se deixar a foto, sem nenhum texto,  um grande leque de significações poderá surgir e os leitores teriam leituras diversificadas para a imagem. Para evitar isso, acrescentei o texto, o que reduz significações porque o leitor fará conexão entre o que está escrito e o que está visível. Pelas palavras escritas, denotei o sentido que esta imagem é um conteúdo.

Não tanto expressivo, mas implícito há uma inserção conotativa na imagem pelo olhar porque ele pode resgatar sensações no leitor de acordo com suas experiencias de vida, sentimentos.

Não por último, a imagem foi manipulada, sim, para gerar um sentido ou focar ele, foi preciso recortar, limitar sua primeira realidade (conceito de boris kossoy) e acresentar o texto. Em fotojornalismo isso é manipulação.

E como começa tudo isso? olhar fotográfico. Viram que a fotografia em seu estado bruto era apenas um lindo rostinho posado, que foi transformado como mensagem e carregado de sentido com um recorte no photoshop.

O blog busca passar este conhecimento, fazer uma reflexão do porque algo é assim e não assado, mas que também poderia ser, digamos, picado. Não é um produto pronto, estará em construção contínua. Dúvidas, sugestões é só encaminhar um e-mail para danielzimmermann@bnu.com.br ou deixar sua pergunta como comentário aqui.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 13 de abril de 2009 5:47 PM

    Legal, Daniel. Gostei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: