Skip to content

A espera de um novo caminho

17 de abril de 2009

3349787986_4d31c7394d_o 
                                                                                                                                                            Foto de Patrícia Schwanke

Ao primeiro olhar, parece uma senhora a tirar um cochilo em um lugar qualquer. Ao navegar pelo Flickr, encontrei a fotógrafa Patrícia Schwanke, e em seu álbum esta foto ela me indicou sem dizer diretamente que havia um viés foto jornalístico, porque ao me apresentar, comentei sobre um blog de Fotojornalismo.

A fotografia é de uma senhora que perdeu a casa nos eventos de novembro e estava em um dos alojamentos provisórios da prefeitura. Porém a fotógrafa comenta que em virtude do trabalho que exerce, não pode expor detalhes e informações para um pequeno texto legenda e de fato compor o Fotojornalismo.

Potencial possui, porque se analisarmos seu contexto, a fotografia ancorada pelo seu texto nos poderá dar informações valiosas de um espelho da realidade que estas pessoas vivem. A idéia que desenvolvo abaixo demostra alguma das oportunidades que esta foto pode desencadear enquanto texto legenda.

A foto pode remeter a pessoas que estão cansadas de esperar, mas que também pouco podem fazer para mudar a situação em que se encontram. Muitas pessoas criticam quem ali está, que estão se aproveitando da situação, ganhando tudo etc., etc. Imagem esta senhora, trabalhou toda uma vida para construir um bem: a casa própria. Da noite pro dia, ver tudo ruindo e se perdendo com a chuva. Casa, terreno. Há pessoas que nem o terreno possuem mais. Não vou entrar em debates de quem a culpa é, mas o fato existe.

Talvez esta fotografia seja o singular retrato de tantas outras pessoas que ali estão: cansadas de não poder fazer muito e ter que esperar dias melhores.

Indo um pouco mais longe, poderia-se até escrever um pouco sobre a história dessa senhora e porque não, abrir uma reportagem? é o caso da personificação, a parte pelo todo. Uma história de vida para identificar com tantas outras parecidas.

Essa é uma das reflexões que a fotografia pode suscitar ao fotojornalista. Não quero também dizer que para ser fotojornalista é obrigatório criar longos textos e análises filosóficas, mas ter uma conexão entre um boa fotografia e um texto já é o caminho para se almejar o Fotojornalismo.

Sobre legendas, acho pertinente em outro momento abrir um post específico para melhor compreensão.

Uma breve análise da foto

O maior peso em termos de qualidade desta fotografia está no reenquadramento dado a ela, eliminou-se informações secundárias (objetos que tirem a atenção do foco do leitor e causam ruídos de comunicação), o desfoque do segundo plano evidencia ainda mais o assunto fotografado (a senhora) e atrai toda atenção do leitor para o que a fotógrafa quer mostrar: a expressão de sentimento pelo gesto que a senhora faz.

Muitas vezes, ao registrarmos uma fotografia devemos ter em mente na hora de reenquadrar qual é o elemento ou hierarquicamente quais são os elementos que o fotojornalista/fotógrafo quer evidenciar e passar como informação ao leitor? É melhor ter um ponto de foco bem definido na fotografia do que vários que possam causar confusão e grande divergências de leituras das imagens, pois como disse, e sempre comentarei por aqui, Fotografia é subjetivo porque passa pelo filtro cultural, pessoal, profissional, e de vida do fotógrafo. Cada foto carrega uma impressão digital de quem a fez. Patrícia foi feliz em sua escolha. Procurou o lado humano e expressivo para passar a sua mensagem.

 

Parabéns pela fotografia!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Patricia Schwanke permalink
    17 de abril de 2009 11:45 AM

    Daniel, você foi perfeito no texto que acompanha minha fotografia.
    Realmente, esta senhora tem muita coisa a nos mostrar.
    É uma imagem forte, que mostra sentimento, amargura, cansaço, dor, tristeza e falta de esperança.
    Muitos adjetivos poderia relacionar à esta imagem. E o que realmente quis mostrar, não foi o local onde estávamos, as pessoas que estavam em volta, mas somente registrar o momento daquela senhora. Só dela.
    Obrigada pelo texto, e pelo incentivo ao fotojornalismo.
    Um abraço,
    Patricia Schwanke

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: