Skip to content

Nikon D40

23 de abril de 2009

frontview-001

É fato que hoje existe no mercado centenas de opções em máquinas digitais para comprar. Quero fazer uma sugestão de compra para aqueles que desejam adquirir um bom equipamento, sem gastar muito por isso.

Mas antes de falar, preciso fazer um apontamento. Existem categorias de equipamentos digitais e as divido basicamente entre compactas, semi-profissionais (like SLR) e as próprias SLR ou DSLR (é a mesma coisa) . Bom, a grosso modo, a diferença entre elas são:

Compactas: são praticamente automáticas e você só “point and shot” (mirar e atirar) elas fazem a medição de abertura e exposição, ISO e velocidade de obturador. São pequenas e leves, e claro, baratas, mas nem sempre tem qualidade.

Semi-Profissionais ou SLR-like: São digitais mais elaboradas, possuem acesso a comandos manuais como controle de velocidade, abertura do diafragma, ISO possuem um melhor sensor e tecnologia. Porém, não permitem troca de lentes e  geralmente elas vem com um conjunto zoom 3 em 1 (grande angular, normal e tele).

SLR (DSLR) – Single Lens Re flex ou Digital Single Lens Reflex, são as câmeras onde você vê a imagem pela mesma lente que tira a foto, permitem controles automáticos e também manuais da máquina, podem ser acoplados flashes e conjunto de lentes.

Bom, no caso vou falar da Nikon D-40 uma SLR com muitas qualidades, mas o que chama a atenção mesmo é sua relação custo/benefício. É hoje, sem dúvidas uma profissional barata e que traz todas as funções de uma digital profissional.

Ela é vendida como Kit, ou seja, acompanha lente 18-55mm vem com carregador bateria e alça. o cartão de memória não acompanha mas dependendo do vendedor, ele já inclui no pacote.

Eu possuo uma, e desde que adquiri, me deu bons resultados. Há muitos fóruns pela internet que falam e comentam da D-40, inclusive em um destes fóruns encontrei um tópico em que comparada com a d-70 a máquina produz menos ruídos em ISO 1600. E é verdade, quando trabalha no ISO 1600 percebe-se pouco ruído nas fotografias.

É uma câmera versátil, rápida e barata. A média de preço está em torno de 1.400 à 1.800 reais dependendo do local e do vendedor. O unico problema é que a lente é limitada, na verdade vem com todos os kits que você compra, o bom é investir também em outra lente uma 55-200 por exemplo.

Ah e um detalhe muito importante: esta máquina não possui motor de auto-focus embutido no corpo, então, procure comprar lentes AF-S ou AF-I para a máquina. que são lentes com motor de auto-focus na própria lente.

Basicamente a velocidade de obturador da máquina vai de 30 segundos à 1/4000, ISO 200, 400, 800, 1600 e 3200 e 6.1 megapixels. e o tempo que ela leva para ligar e tirar uma foto é menos de 1 segundo, (muito importante para nós jornalistas da imagem)

Não vou falar muito em termos técnicos, vou deixar o review da máquina neste link para vocês olharem com calma.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: