Skip to content

O Tilt Shift

18 de maio de 2009

Navegando pelo Flickr, (e lá você encontra profissionais de todos os tipos e coisas muito boas) encontrei no perfil do colega Allyson Correia uma técnica que até então era desconhecida por mim, Chama-se Tilt Shift.

Allyson explica que quando uma técnica o intriga, tenta descobrir como reproduzir o estilo. “Isso fica bem óbvio na galeria que mantenho no Flickr”, diz.

O Tilt Shift dá um efeito de “falsa miniatura” e pode ser feito de duas maneiras:

• Através de equipamento específico. Com uma lente especial ou com uma câmera de grande formato que trabalhe com planos diferentes (tilt).

• Por manipulação digital.

Confira duas fotos que Allyson fez:

 Tilt1 tilt

Fotos de Allyson Correia

Por indicação de Allyson coloco aqui este tutorial para aqueles que desejarem aprender como fazer a técnica pelo Photoshop. Não vou traduzir ele pois quando se trata de tutorais, é melhor deixar na língua nativa para melhor compreensão.

Fui além e pesquisei mais sobre a técnica entre fóruns encontrei essas informações interessantes:

Uma das lentes que produzem este efeito (não este efeito em Photoshop é claro) é uma linha CanonTilt-Shift, ela é utilizada mais com a finalidade de fotografias de arquitetura pois elas elas podem controlar a profundidade de campo sem alterar a abertura (interessante não?), além de também corrigir perspectiva, como por exemplo em fotos de prédio, quando você está em um ângulo muito baixo as linhas vão convergir, a lente pode corrigir isso dando a impressão que você estava de frente paro os prédios.

Este exemplo mostra bem a diferença, na foto da esquerda uma lente normal, sem Tilt shift, no lado direito, com. Note que na foto da esquerda a uma tendência as linhas da igreja convergirem para um ponto, “afunilando”, enquanto na foto da direita a imagem mantem uma perspectiva de linhas retas.

sfhit 
Foto: Lumious Landscape 

A correção de perspectiva que vocês podem observar na foto acima era uma possibilidade exclusiva das câmeras de grande formato até então.

Depois vieram os flex-body da hassel, depois as objetivas short-barrel pra mamiya e então o TS (canon) ou PC (nikon) entrou no mundo do 35mm. 

 

E quanto ao fotojornalismo?

Está certo que nos manuais de fotografia e jornalismo quando se refere a esta área, deve-se evitar todo e qualquer forma de manipulação da imagem, portanto, dificilmente o leitor encontrará efeitos e fotos modificadas desta forma em jornais, mas em compensação, as revistas são terrenos férteis para este tipo de criação. Bata perceber que originalmente a foto não possuía desfoque aos arredores da área nítida que Allyson determinou. Ou seja, com a aplicação de Blur Photoshop ele induziu o leitor da imagem a ter um olhar seletivo na área nítida, e é uma forma de manipular a atenção de quem olha a imagem. Se isso fosse aplicado no Jornal, teríamos a inclusão de elementos subliminares (mais evidentes).

Entretanto, a utilização da lente Tilt Shift pode contribuir e muito em fotografias de arquitetura, pois a correção de perspectiva (claro que também é possível fazer isso por meio de software de tratamento de imagens) passa uma representação de realidade mais aguçada, pois quase não há “deformação” do assunto fotografado.

Preço? bem, andei pesquisando e varia de $625 à $1500.

Sites consultados:

Amazon.com

Rugift

Quer saber mais?

Lumious Landscape

Northlight Images

My Photo Blog

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 18 de maio de 2009 7:53 PM

    Legal a matéria, Daniel.
    O Tilt está em alta e muito discutido nos fóruns que participo. Há quem goste e quem deteste. Acredito que é mais uma possibilidade de linguagem fotográfica.
    Obrigado pelas citações e pelos créditos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: