Skip to content

Fotografia de Pessoas: Ensaio de Moda

20 de julho de 2009

Participei de algo que nunca havia feito antes: Fotografar modelos para uma matéria sobre Moda Inverno para um portal de opinião, análise e notícias que virá com toda a força em Blumenau.

3 garotas que nunca passaram por um curso de moda mais o fotógrafo aqui, que jamais pensou em fazer esse tipo de clique mais a equipe do portal passamos o dia fotografando no Parque Ecológico SpitKofh, em Blumenau.

O tempo estava bom, e bem convidativo para as imagens. Quero neste post, passar as impressões que tive ao trabalhar.

Primeiro que o trabalho entre fotógrafo e modelo precisa ser integrado, conciso. A modelo precisa entender o que o fotógrafo idealiza e também ( porque não?) sugerir quando necessário. Notei que cada mulher tem seu estilo, personalidade e isso contribui muito para o sucesso ou não de uma fotografia desse tipo. Ok, ai você vai me falar que é quase um Book. Ao fazer o trabalho busquei me perguntar o que difere fotografia de book e a de moda. Consultei o Ricardo Silva e ele sinteticamente respondeu que o book e quando você trabalha para vender a modelo e fotografia de moda a roupa ou estilo de se vestir. “Book é mais feito quando a mulher quer ser modelo”, complementa. Pensando assim, as nomenclaturas não acabam conflitando, são distintos.

Foi uma dúvida que me surgiu ao clicar as meninas, será que estou focando bem as roupas e acessórios ou ao mesmo tempo estou focando demais as meninas e ofuscando o propósito do trabalho? Se for analisar pelas repostas, relevando a forma como o material será editado, foi produzido um ensaio de moda, com enfoque nas roupas e acessórios.

O equipamento utilizado foi uma Nikon D-40 com lente 18-55mm 3.5-5.6 e iluminação ambiente. Procurei ajustar a máquina no local mesmo para ter que fazer o mínimo de intervenções no Adobe Lightroom, para trabalhar um total de 570 imagens em 4 horas seguidas de trabalho (este programa é perfeito, ele te dá um workflow fantástico!)

Ah, e aqui peguei gosto pelo foco manual, trabalhei com eles em algumas das fotos onde as meninas estão em duplas, e que diferença! vale a pena até abrir um post específico sobre foco manual e automático, vantagens e desvantagens.

Ao final da tarde, dava pra sentir bem o desgaste no rosto das meninas, bem como a disposição do fotógrafo em continuar, parece que o olhar fotográfico satura e cansa, quase não se consegue mais tirar proveito e idealizar novas cenas. Sinais sutis de que o trabalho chegou ao fim.

Entendo que a prática, o conhecimento mais aprofundado possibilitaria terminar este trabalho em menos tempo. Mas na vida, todos nos começamos de algum lugar. Levando em consideração os recursos disponíveis, as pessoas envolvidas o resultado ficou considerado por todos, muito bom. O ensaio com mais fotos está postado no meu Flickr clicando aqui.

Sugestões são sempre bem vindas! quem quiser agregar mais, os comentários estão abertos.

Arte_Moda

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: