Skip to content

Como fazer fotos Multiposer

29 de julho de 2009

Do colega Allyson Correia, trago um material fantástico produzido por ele de como fazer aquelas fotos onde a mesma pessoa aparece dezenas de vezes na mesma fotografia e tudo isso sem ter poderes sobrenaturais! Basta um tripé e um programa de edição de imagem. Show de bola, confira na integra: Ah, não se esqueçam de visitar o blog e o flickr dele.

Foto: Allyson Correia
AllysonCorreia_MultiPoser_01
Recentemente, esta foto minha foi utilizada como exemplo para discussão de uma técnica em uma comunidade do Orkut (Nikon D60 Brasil). Achei muito legal ver as pessoas curiosas sobre como a foto foi feita e cada participante da comunidade com a sua teoria, etc.

Atendendo ao pedido do Carlos Henrique, acabei escrevendo uma explicação bem simples de como funciona o processo para fazer um multi poser. Estou publicando aqui a resposta que mandei para ele por e-mail. Na verdade é muito fácil… mas precisa ter bastante paciência e um certo domínio de manipulação digital de imagens.

Equipamento necessário:

Câmera – qualquer uma com timer disparador ou controle remoto serve;
Tripé;
Programa para manipulação – Photoshop, PhotoPaint, Gimp ou similar.

Mãos na massa:

1) Encontre um lugar onde você quer fazer a foto e pense nas possíveis situações que você pode criar ali. Exemplo: em pé na janela, dormindo, lendo um livro, vendo TV, etc. Estas situações devem se SOBREPOR umas às outras O MÍNIMO POSSÍVEL. Isto vai facilitar bastante na hora da manipulação digital.

2) Controle ao máximo as condições de luz, se não as imagens ficarão muito diferentes entre si e o resultado final irá parecer falso.

3) Coloque a máquina no tripé e faça todos os ajustes necessários para uma boa foto. Trabalho com o maior valor de abertura de diafragma que a situação de luz permitir (f/22 para cima) para ter o máximo de profundidade de campo. Se puder evitar o uso de flash, melhor. Faça um primeiro clique “teste” e confira o resultado. Caso esteja tudo certo, NÃO ALTERE MAIS ESTAS CONFIGURAÇÕES.

4) Acione o timer e corra para a pose. Dá um certo corre-corre mas vale a pena. Ter um irmão caçula ou pedir para a namorada apertar o botão ajuda… Caso contrário, vá em frente e faça a captura de todas as situações.

5) Leve as imagens escolhidas para o Photoshop (vou usar este programa como exemplo) e coloque todas as imagens, alinhadas, em um único arquivo com várias camadas. Existe um comando “Load Files Into a Stack” que faz isso automaticamente, mas dá para fazer manualmente mesmo.

6) A partir daí, basta você trabalhar máscaras em cada camada, revelando nelas apenas a situação desejada e descartando todas as demais informações. ATENÇÃO: Uma destas camadas deverá ser eleita a “base” e somente ela revelará todo o cenário.

7) Quando chegar ao resultado desejado, achate a imagem, publique no Flickr e aguarde os comentários!

Espero ter ajudado e esclarecido um pouco sobre esta técnica. Torço para que dê tudo certo.

Caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato por aqui mesmo ou pelo meu Flickr.

Grande abraço e bons cliques!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 30 de julho de 2009 8:36 PM

    Daniel,

    Obrigado pelo re-post! Sempre que puder colaborar com o A Imagem, avisa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: