Skip to content

7 dicas para retratos

21 de abril de 2010

1) Ao fotografar uma pessoa em um local no qual o fundo esteja muito claro ou haja muita luminosidade sobre ela, aproxime-se da pessoa e faça a medição da luz com o fotômetro no rosto dela, mantendo o ajuste indicado. Afaste-se e faça a foto. Isso fará com que a pessoa seja iluminada corretamente.

2) Ao fotografar sob a luz do sol, posicione-se com o sol às suas costas. Se estiver em contraluz, ajuste o flash para fazer o preenchimento do primeiro plano, evitando assim, um retrato escuro. Isso tambem vale para fotos de pessoas sob o sol do meio dia, que causa sombras acentuadas sob o rosto. O disparo do flash, como luz de preenchimento, suaviza ou mesmo elimina as sombras indesejadas da fotografia.

3) Para fotografar alguem e incluir um fundo amplo (seja ele uma paisagem ou um monumento), situe a pessoa bem próxima à câmera, e preferencialmente em algum canto do enquadramento para que ela não fique distante, nao fique perdida ou venha competir com o fundo. Nesses casos, utilizar o foto manual ao foco automatico pode ser bem mais interessante. Se desejar mais profundidade de campo, usar um diafragma mais fechado irá ajudar (como f11 ou f22). Se a intenção for desfocar o fundo, use uma abertura grande (tal como f1.8 ou 2.8).

4) Se for fazer closes, o foco deverá ser feito no rosto da pessoa. Foto de close com os olhos desfocados é uma foto mal concebida. Se usar flash e não houver alternativa, não use-o diretamente, e sim, rebata na parede branca ou teto. Um rebatedor aclopado ao flash também ajuda.

5) Em retratos de meio corpo ou closes, use sempre as objetivas meias-teles de 70 à 105 mm, preenchendo bem o quadro. Grande angulares ou 35mm tendem a distorcer formas e teles acima de 135mm causam o achatamento da perspectiva da imagem.

6) Para retratos em ambientes fechados e pouco iluminados, selecione uma velocidade lenta de disparo, de forma que você possa segurar a câmera na mão sem treme-la e ajuste a velocidade de disparo do flash para esta velocidade 1/15 – 1/30. Assim a foto terá um pouco da iluminação ambiente e ficará boa mesmo com a velocidade lenta.

7) O enquandramento vertical, com corte de meio-corpo é a melhor opção quando se fotografa uma única pessoa. Evite o enquadramento horizontal. Nas fotos de meio corpo, o enquadramento começa um pouco acima da linha da cintura. Barriga e antebraços não devem aparecer. Melhor é enquadrar a pessoa com o corpo virado para um dos lados, mas com o rosto voltado para a câmera.

Anúncios
No comments yet